sexta-feira, 7 de maio de 2010

Aula 05/05 - Como planejar o jogo?

Primeiramente neste post, devo pedir desculpas pelos atrasos na atualização do Blog, infelizmente tive contra tempos e acabei desanimando um pouco, porém, voltarei agora com o projeto com força total.
Nesta quarta-feira fizemos uma leitura do Livro Fundamentos do Xadrez, O meio jogo de L. Pachman.
Devemos sempre ter um plano estratégico em nossas partidas e este post visa esclarecer algumas idéias para este planejamento.

1º Devemos sempre observar como estão colocadas as nossas peças e as do nosso adversário e nos perguntar: Devido à possível maior eficácia das nossas peças existirá a possibilidade de obter uma superioridade de peças numa parte do tabuleiro?

2º A que se assemelha nossa estrutura de peões? Teremos uma maioria de peões numa dada ala ou no centro, serão os nossos peões mais móveis, poderemos criar em algum local um peão passado? Exitirão fraquezas de peões na posição adversária ou na nossa?

3º As nossas peças e as do adversário estarão a ser jogadas em colaboração com os peões? A estrutura dos peões corresponde ao material de peças existente (por exemplo, no caso dos peões bloqueados, o nosso bispo é bom ou mau)?

4º A posição do nosso rei e a do rei adversário é estará segura ou exposta? O rei não será despojado das suas defesas por um avanço eventual de peões?

5º Será favorável ou desfavorável a passagem ao final?

Segundo o campeão mundial Emmanuel Lasker devemos obedecer 4 princípios que nos permitirão decidir se devemos realizar um ataque ou uma ação defensiva:

1º Em circustâncias normais a partida está sempre em equilíbrio.

2º Só podem ser efetuados ataques diretos se este equilíbrio for perturbado (por exemplo por um erro do adversário devido ao plano estratégico errado), mas nunca antes.

3º Em princípio o ataque deve ser conduzido contra os pontos fracos do adversário, nunca contra os pontos fortes.

4º A defesa deve ser econômica e não imobilizar forças mais do que necessárias.

Bom basicamente é isso, depois postarei diagramas com exemplos destes princípios.

Um abraço a quem acompanha o blog, em especial ao AR Hudson Bomfim pela força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário