segunda-feira, 15 de março de 2010

Considerações inciais e aula 15/03/2010

Bom, este é o meu primeiro post neste blog. Antes de mais nada quero dizer a quem vier a acompanhar que este blog tem como objetivo ajudar jogadores amadores a melhorarem um pouco seu nível enxadrístico e ajudar em meu próprio desenvolvimento.

Hoje foi um dia atípico no IFES, eu havia previsto uma aula com desenvolvimento de exercícios táticos, uma rápida técnica de memorização das casas do tabuleiro assim como uma noção espacial e por último um desenvolvimento de técnica de final de peões. Infelizmente eu deixei minha apostila de táticos em casa e como o responsável pelo material do IFES (Rogério) não se encontrava acabei por desenvolver uma aula apenas com a técnica de memorização das casas do tabuleiro e uma partida jogada às cegas com meus "alunos". Foi bem interessante a partida pois forçou muito a mente deles, infelizmente eles não conseguiram passar do lance 6 sem cometer já um grave erro, mas isso naturalmente acontece quando se está em fase de aprendizagem e pode ocorrer até com Grandes Mestres.
Segue a partida:

[Event "Treino"]
[Site "Biblioteca do IFES"]
[Date "2010.03.15"]
[Round "1"]
[White "Raimondi, Bryan"]
[Black "Alunos, IFES"]
[ECO "C41"]
[Result "1-0"]

1. e4 e5 2. Nf3 d6 3. d4 Nc6 4. dxe5 dxe5 5. Qxd8+ Nxd8
6. Nxe5 g6 7. Bc4 Bh6 8. Nc3 Bg7 9. Nf3 Be6 10. Bd3 Nf6
11. O-O O-O 12. Bf4 Rc8 13. e5 Ng4 14. h3 Nxe5 15. Bxe5
Bxe5 16. Nxe5 f6 17. Nf3 Nc6 18. Rfe1 Rce8 19. Bb5 Bd7
20. Rxe8 Bxe8 21. Nd5 a6 22. Bxc6 Bxc6 23. Nxc7 Bd7 24. Rd1
Ba4 25. b3 Bc6 26. Nd4 Be4 27. c4 Bc2 28. Nxc2 1-0

Na nossa próxima aula iremos separar o grupo que atualmente é de 6 pessoas em 2 grupos de 3.
As aulas sempre ocorrem às Segundas, Quartas e Sextas das 17:20 às 20:00 aproximadamente.
Apesar de eu não ser um grande jogador está sendo muito gratificante para mim poder ajudar quem sabe menos que eu. Espero que em breve estes jovens consigam se tornar excelentes jogadores, mas isso vai depender muito da perseverança e dedicação deles, pois talento eles tem de sobra.

Fico por aqui nessa minha primeira postagem pois já está demasiada longa.

Um comentário:

  1. Foi dada a largada para a minha jornada e dos meus parceiros enxadrísticos. E na minha opnião esse treino ajudo muito a mim fez me ter uma noçao melhor do campo e tambem mostra o quanto o meio é importante

    ResponderExcluir